quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Entendendo melhor os Antioxidantes


O segredo de uma pele linda e saudável não está apenas dentro daquele potinho de creme ultra caro, estão presentes principalmente nas frutas, verduras e legumes e nunca foi tão gostoso cuidar da pele e da saúde vamos entender por que?

Os antioxidantes são substâncias que combatem os radicais livres, diminuindo o seu poder de reação química. Eles são moléculas com carga positiva que se combinam aos radicais livres, tornando-os inofensivos.

O nosso organismo precisa ser desintoxicado dos radicais livres. Isso é feito através de nutrientes antienvelhecimento, como as vitaminas C, E, betacaroteno e mineral selênio. Esses nutrientes podem ser ingeridos através de alimentos específicos, como frutas e hortaliças, ou podem ser artificialmente adicionados às refeiçõe

Uma alimentação rica em vegetais é a melhor opção para se proteger dos radicais livres, diminuindo assim o risco de várias doenças e evitando o envelhecimento precoce.

Embora os antioxidantes ajam reduzindo a concentração de radicais livres, seu papel é moderador — e não bloqueador. Ou seja, a mera ingestão de vitaminas não evita completamente a ocorrência de doenças causadas pelos radicais livres, embora sua ausência possa favorecer a ocorrência dessas doenças.

Nutrientes com Ação Antioxidante

Betacaroteno

damasco, cenoura, tomate, mamão

Vitamina C

acerola, laranja, pimentão, morango, goiaba

Vitamina E

germe de trigo, óleos vegetais, nozes

Minerais (Zinco e Selênio)

ostras, fígado, grãos de cereais, cebola

Isoflavona

soja, uva, alho, berinjela, beterraba

Radicais Livres

Os radicais são produzidos dentro do nosso corpo. Essa produção acontece naturalmente devido a determinados alimentos e ao meio-ambiente. Eles são produzidos pelas células durante o processo de queima do oxigênio, utilizado para converter em energia os nutrientes absorvidos nos alimentos.

Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo. Nosso organismo possui enzimas protetoras que reparam grande parte desses danos causados pela oxidação. O corpo consegue naturalmente controlar o nível desses radicais produzidos pelo nosso metabolismo.

Entretanto, quando existem radicais livres em excesso, há a danificação das células — o que produz muitos distúrbios e contribui para o envelhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário