sexta-feira, 16 de julho de 2010

Enroladinhos ou joelhos?


Quando eu vim para Poços de Caldas tudo me parecia muito diferente, apesar de estar no mesmo país tudo éra muito diferente para mim. As pessoas, o clima, os costumes... Eu custei um pouco a me adaptar, mas consegui e lá se vão 7 anos! E ontem estava pensando nessa fase da minha vida e me lembrei de uma vez que fui à uma padaria daqui e paguei o maior mico, pedi joelho e todo mundo riu, ninguém sabia o que éra por que aqui é conhecido como enroladinho de queijo e presunto! Foi um micão!! No Rio sempre pedi como joelho apesar de saber que se tratava de enroladinho, mas aí procurei o bendito na vitrine, paguei e sumi dali !! Mas o joelho ficou na minha cabeça, rsrsrs... e bateu aquela vontade de comer o joelho aí fui para a net procurar uma receita boa, por que da última vez que fiz um joelho meu Deus! Que horror!! ele desmontou todo dentro do forno, foi uma decepção. Aí consegui uma receita que gostei muito! Fiz e deu certo!!!!

Anota aí:

Massa:
1 tablete de fermento biológico
1 colher(sopa) de açúcar
1 xícara(chá) de leite morno
2 ovos
2 colheres(sopa) de margarina
Sal à gosto
4 e 1/2 xícaras(chá) de farinha de trigo


Recheio:
100g de presunto ralado
100g de mussarela ralada
1 tomate picado
Orégano
Azeitona
Requeijão


Para pincelar:
1 gema de ovo batida com um fio de azeite
Polvilhe com parmesão

Preparo:

Dissolva o fermento no açúcar, misture o leite, os ovos, a margarina, o sal e aos poucos a farinha de trigo peneirada. Trabalhe a massa até desgrudar das mãos. Coloque em uma tigela, cubra e deixe dobrar de tamanho, mais ou menos 1 hora.

Trabalhe a massa novamente e divida-a em mais ou menos 15 partes (o tamanho a seu gosto) e com um rolo abra-as em um retângulo. Distribua o recheio de sua preferência(presunto, mussarela, requeijão, tomate e azeitona) e enrole-os como rocambole. Coloque em uma assadeira untada com margarina e farinha. Deixa descansar novamente até dobrar de tamanho e depois pincele-os com gema e polvilhe parmesão. Asse em forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 30 minutos ou até dourar. Sirva quente ou frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário