quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Tulipas de tecido



Bem gente, como prometi à partir de hoje vou postar todos os paps das coisinhas que fiz para festinha da minha filha e vou começar pelo vasinho de tulipas. Sempre via esses vasinhos em decorações de quartinhos de bebês, cozinhas, escritórios, festinhas.... E não imaginava como era tão fácil fazer. Aprendi assistindo vídeos no You Tube e pesquisando também pela net. Então reuni o material e resolvi fazer. Me surpreendi! Deu vontade de sair fazendo tulipas para a casa inteira, é tão gostoso de fazer que até perco a noção do tempo.Então vamos lá e mãos à obra!


Para um vaso médio com 7 tulipas grandes


Material

Tecidos diversos de preferência que formem um composê ( cores que se combinam)
nas medidas 7 x 15 cm

Linha branca n. 10 (aquela de soltar pipa)

agulha de mão para costurar

tesoura

régua

palito de churrasco

cola

Manta acrílica

Miçangas

1 vaso médio para planta

argila o suficiente para encher o vaso



Recorte os tecidos nas medidas sugeridas, depois dobre ao meio na vertical e alinhave pelo lado avesso unindo as laterais.



Desvire o tecido e em uma das pontas faça uma barrinha para dentro e alinhave como se fosse um fuxico para fazer a base da tulipa.


A partir daí você pode utilizar o enchimento. Eu usei manta acrílica, mas você pode usar algodão, espuma e até bolinha de isopor cortada ao meio, fica à critério de cada um.



Depois de encher faça uma barrinha em toda a borda, se o tecido for firme basta dobrar sem alinhavar se for um tecido mais molinho será preciso alinhavar em toda a volta para dar um bom acabamento. Costure com um pontinho no meio na parte de cima da tulipa para começar a fechar e dar formato à ela.


Em seguida una as laterais ao meio com um pontinho e então finque bem com os dedos cada dobra que foi feita. Finalize com uma miçanguinha.


Pegue o palito de churrasco e encape com um tecido verde de sua preferência, pode ser uma fita de cetim também. Passe cola um pouco abaixo da ponta do palito para prender o tecido depois vá enrolando a fita até o final e termine com um pouco de cola para prender. Na pontinha do palito passe cola e coloque na tulipa.



Para a folhas faça um desenho em formato de folha em um tecido ou feltro verde e recorte. Faça o mesmo com a manta acrílica não esqueça que você terá que cortar dois lados iguais e a manta ficará no meio. Alinhave as laterais com uma linha para bordado de preferência com uma cor que sobressaia na folha.



Pegue a pontinha da folha e costure no cabinho da tulipa, como se ela estive abraçando o cabinho.


Deixe o vasinho previamente preparado para receber as tulipinhas. Você pode pintar, decorá-lo como quiser de acordo com o que você deseja fazer. Depois coloque uma quantidade de argila suficiente para sustentar as tulipas, antes envolva em um pedaço de papel alúmínio para não sujar o vasinho. Finque cada tulipa distribuindo bem por todo o vasinho. No final utilize manta acrílica, musgo ou casca de árvore para finalizar.



Deixe sua criatividade fluir, ficam lindas na cozinha, no quartinho das crianças, no lavabo, na varanda... Ai, ai, são lindas!!

Tentei fotografar cada etapa do trabalho mas se mesmo assim ficou alguma dúvida me pergunta, terei enorme prazer em ajudar. Um bjo em vcs !!

3 comentários:

  1. lindas essas tulipas e muito faceis de fazer eu adorei obrigada por sua gentileza em ensinar o passo a passo

    ResponderExcluir
  2. adorei sua idéia, vou fazer para o niver da minha filha só que em tom de azul
    Feliciana

    ResponderExcluir