sábado, 1 de janeiro de 2011

Estou ficando profissa!!!




Queridas tenho o prazer de mostrar para vocês o meu segundo bolo com pasta americana. Fiquei tão feliz com o resultado... Vocês não imaginam!! Fiz este bolo para o aniversário da minha mãe no dia 1º de Janeiro. Ficou muito gostoso também!! Fazer um curso realmente é muito importante, basta uma aula como eu fiz e já ajuda demais. Vou revelar alguns segredinhos que me ajudaram a realizar este bolo. Na época que eu fiz o curso prometi ensinar alguns
truques e o tempo foi passando caiu no esquecimento e fiquei devendo... Mas vou cumprir!

Para começar eu joguei fora aquela receita de massa que eu tinha, aquela que
eu achava pesada, lembra? Foi com ela que fiz o meu primeiro bolo com a pasta, entra aqui:

Então achei uma que é tudo de bom! É leve, fofinha e cresce muito!! Eureka!!


A receitinha, anota aê!!

6 ovos
3 xic. de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
2 xic. de açúcar
1 xic. de água
4 colheres de sopa de óleo ( girasol ou soja)


Preparo:

Bata os ovos inteiros com o açúcar em batedeira em velocidade máxima, até que fique um creme bem claro e fofo por uns 10 min. Neste momento pré aqueça o forno em 180º. Diminua a velocidade e acrescente a água com o óleo o suficiente para misturar na massa. Acrescente ao creme a farinha e o fermento peneirados e vá misturando aos poucos com um fouet ou colher de pau, misture delicadamente para não perder a cremosidade da massa. Unte uma forma com aprox. 25 cm de diâmetro com margarina e polvilhe com farinha de trigo. Se quiser uma forma menor divida a massa em formas iguais ou faça a receita com metade dos ingredientes. Quando estiver dourado espete um palito se sair limpo retire do forno. Esta massa assa muito rápido!

Aguarde uns 10 min. para que esfrie e desenforme.


Recheio :

Para a pasta o melhor são recheios pastosos, pois não correm o risco de escorrer.

Doce de leite com coco, com ameixa, baba de moça, ganache de chocolate... São alguns exemplos.


Calda para molhar o bolo:

Pode ser de frutas, açúcar com água e essência, rum ou leite de coco com leite integral.


Para a montagem do bolo:

Aí vem um truquesinho: Quando você vê esses bolos altos, com várias camadas e fica se perguntando, como ela conseguiu empilhar isso sem deixar cair?? Aha!! Existe realmente uma fôrma de bolo com 10 cm de altura mas além de ser um pouco difícil de achar ela não é barata e seria ótimo poder montar as camadas de bolo dentro dela, mas e quem não tem? Aí você compra um papel chamado Paraná, que é utilizado para fazer embalagens em tortas de docerias, sabe? Aquele que envolve a torta para não amassar? Então, daí depois de assar os bolos, pegue a forma que você assou os bolos e faça um aro com este papel coberto com papel alumínio e feche com grampeador ou alguma coisa que não deixe o papelão abrir. Coloque dentro da forma com a altura que você quiser (seria bom até uns 10 cm, mais do que isso poderá comprometer a estrutura do bolo).
Você também vai precisar de dois sacos plásticos transparentes. Abra esses sacos nas laterais e acomode no fundo da forma saindo para as bordas faça a mesma coisa com o outro e coloque no sentido contrário como uma cruz. A idéia é que eles funcionem como uma cinta e assim facilitar na hora de desenformar (esqueci de tirar uma foto). (Lembre-se que a primeira camada será o topo do bolo depois de desenformado). Vá intercalando camada de massa com calda e recheio, termine com calda. Para este bolo eu utilizei 3 camadas de massa e 2 de recheio. Esta foto aí eu tirei depois que desenformei o bolo foi só para vocês terem uma idéia.




É muito importante que na última camada vocês finalizem com um disco de isopor bem fininho, daqueles que compramos com frios no supermercado sabe? Para quando desenformar tenha uma base firme. Este isopor ficará em contato com o prato.

Depois disso tudo coloque peso em cima do isopor e leve à geladeira eu coloco duas caixas de leite longa vida. Só retire no dia seguinte.

No dia seguinte retire o bolo da geladeira algumas horas antes de decorar com a pasta, pois ele precisa ficar em temperatura ambiente senão ele transpira e a pasta mela, aí já éra! He,he,he!!

Decorando:

Para decorar com a pasta é tranquilo, é só seguir as dicas que já falei no outro post, a pasta sempre vem com as instruções no verso, não tenha medo dela !! He,he,he...

Comprei cortadores em formato de florzinhas e utilizei corante em gel da Mix, achei muito bom na cor amarelo gema. Cuidado com o corante duas gotinhas já colore bem, ele é bem concentrado!

Separei um pedaço da pasta e tingi. Abri na mesa e cortei as florzinhas amarelas, depois abri outro pedaço branco e cortei as florzinhas brancas. Os miolinhos foram feitos em bolinhas com as pontas dos dedos, fixei com um leve apertãozinho.


Separei 6 florzinhas para fazer o arranjo com o arame. Este arame encontramos em casa para artesanato, existem em várias cores. Corte em tamanhos iguais a quantidade que você quiser e na ponta enrosque o arame. Solte as pontas na parte de cima e prenda as florzinhas, espete o arranjo no bolo.

A fita em volta do bolo eu medi com ajuda de uma régua comum e a orelhinha do lacinho com ajuda do meu dedo polegar, para dar um acabamento legal cortei uma tirinha branca e coloquei no meio dele.

Dicas: Deixe para espetar o arranjo quando ele for para o local definitivo, pois ele fica pesadinho e fica caindo do bolo.

Prepare as florzinhas antes de cobrir o bolo deixe-as reservadas. Para fixá-las no bolo utilizei um pincel fino com um pouquinho de água, como se fosse uma cola.


E outra lição muito importante!! Talvez a mais importante de todas, não tenha medo de mexer no bolo, no recheio, na pasta... Tenha segurança! Suas mão precisam estar firmes e decididas. Tenha firmeza! Não tenha medo de errar, eu posso te garantir que estar segura é um grande segredo! Desta vez eu coloquei na cabeça que nada iria dar errado e que eu ia fazer um bolo mais bonito do que o primeiro e consegui! Sei que você consegue também!! Se tiverem dúvidas me pergutem terei enorme prazer em responder. Caso alguém faça este passo à passo manda a foto para eu publicar aqui no nosso lar! Lindas um bjão!!

Um comentário:

  1. Oi Paty, estou aprendendo a mexer com pasta americana e adorei suas dicas. Seu bolo ficou maravilhoso. bjs, Cristine

    ResponderExcluir