segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Óculos para cada tipo de rosto

Apesar de o mercado oferecer modelos, cores e formatos para todos os gostos, certas mulheres ainda são resistentes a usar óculos, uma prática que pode prejudicar bastante a qualidade de vida delas. Segundo um estudo feito pelo Ibope, 66% das mulheres dizem que os óculos não agregam estilo ao visual. Outras 33% confessaram que já deixaram de usar suas lentes mesmo sabendo que o acessório poderia fazer falta.

A pesquisa, que ouviu 284 mulheres usuárias de óculos com idades entre 18 e 64 anos, foi patrocinada pela marca de lentes Transition. Os dados também apontam que um dos principais motivos das mulheres deixarem seus óculos de grau dentro de gavetas é a dificuldade que elas têm de encarar esses objetos como acessório de moda.

De acordo com especialistas, deixar de usar os óculos mesmo precisando deles não prejudica os olhos em si, já que depois dos sete anos de idade, quando a visão já está completamente formada, o acessório serve apenas como "muleta" – não há perigo de danificar o órgão ou fazer com que tenham problemas com o grau nos casos de miopia ou hipermetropia.

Mas o fato é que o indivíduo vai ter mais dificuldade para realizar suas atividades. Paulo Schor, professor de oftalmologia da Unifesp, compara a situação a andar no asfalto quente sem sapatos.

– Alguém que anda descalço em uma estrada quente vai sentir dor, ficar mais cansado, terá mais dificuldade para completar o caminho. Quem não usa os óculos tem uma performance visual menor, então dirige pior, assiste mal às aulas, lê menos, fica mais cansado depois do trabalho.

Schor diz que nem todo mundo tem dor de cabeça ao ignorar os óculos. Isso depende do grau no problema de visão e também da doença em si. Newton Kara Junior, professor livre docente da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), diz que o aumento no grau não depende do uso dos óculos. Trata-se de um processo natural do corpo que o especialista compara ao aparecimento dos cabelos brancos ou das rugas à medida que as pessoas envelhecem.

Kara afirma que o problema de ignorar os óculos aparece principalmente entre as mulheres mais velhas, que passam a sofrer de presbiopia, processo conhecido popularmente como vista cansada e que faz com que as pessoas tenham mais dificuldades para ver de perto.

– Muitas das que têm vista cansada estão passando dos 40 anos. Usar óculos já indica que elas estão envelhecendo e isso pode parecer chato.

O médico recomenda que quem quiser adiar o uso dos óculos até pode fazer isso, mas precisa ficar atento à influência que a falta do acessório tem sobre a vida.


Se quiser postergar, pode postergar. Mas fique atento para que as atividades profissionais e pessoais não sejam influenciadas de forma importante. Não deixe de ler e render no trabalho por causa disso.

Até quem não é míope quer

Enquanto, por um lado, as pesquisas falam sobre a resistência das mulheres a aderir óculos de grau no dia a dia, a moda insiste em declarar que eles são acessórios de moda atuais e que revelam muito estilo.

As peças com lentes grandes e aros grossos caíram nas graças dos antenados do mundo da moda. Tanto é que hoje em dia há pessoas que não precisam de óculos, mas ainda assim dão um jeitinho de usar o acessório.

Para elas, já existem no mercado os óculos de lente plana, também conhecidos como “clear lenses”. Segundo a consultora Valentina Zahran, essas peças imitam a estética dos óculos oftalmológicos, mas suas lentes transparentes não têm grau algum.

A proposta nesse caso é apenas ter uma desculpa para caprichar nas armações com ares retrô - redondas e quadradas - sem se preocupar com os padrões tradicionais de beleza. Com eles, as pessoas querem somente reafirmar um estilo e acentuar a personalidade.


Os óculos mais adequados para cada tipo de rosto

Quem usa óculos deve levar em conta o formato da armação para valorizar seu visual e também sua expressão. E hoje você pode encontrar novos designs apresentados pelos fabricantes.

Muito mais do que corretivos de problemas visuais, os óculos são considerados acessórios básicos para compor qualquer look e ainda conferir atitude, charme e estilo para quem os usa. Mas, para que esta valorização seja possível, algumas regras devem ser seguidas na hora de escolher o modelo de óculos.

O formato oval é um dos melhores tipos que rostos, pois combina com a grande maioria das armações. Mas para evitar que o rosto fique longo demais, o melhor é optar por modelos não muito largos.
Quem tem rosto arredondadodeve adotar, de preferência, as linhas retas e semi-retas, já que elas suavizam e afinam o rosto.
A pessoa de rosto quadrado, com testa e queixo largos, com maxilares salientes, deve ficar longe das armações redondas e escolher óculos que tenham aros com cantos retangulares e armações com suporte em fio de náilon, pois elas suavizam a aparência e ficam bem discretas.
Para rostos com formatotriangular, com testa larga e queixo fino, as armações estreitas e arredondadas correspondem às opções mais adequadas.





















Um comentário: