sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Manhã com Cupcakes


Quando eu era criança esses bolinhos eram vendidos em padarias e sem muita frescura eram fabricados com materiais básicos e baratos. Com o passar dos tempos é que ele ganhou cara nova e com um nome americano está fazendo o maior sucesso e deixando suspiros por onde passa, Yes!! Nós também temos CUPCAKES!!


Meninas fiz outro cursinho daqueles rápidos sabe? Que levam apenas algumas horinhas. Para mim é o melhor que tem, baratinho, rápido e sem enrolação. Não tenho tempo para ficar dias e horas fazendo cursos intermináveis e cá para nós não tem muito mistério, basta aprender o pulo do gato e o resto agente inventa, não é mesmo? Desta vez foi uma aula de cupcake, tirei muitas dúvidas e estou mais apaixonada ainda por eles.


Algumas curiosidades sobre os cupcakes:

Os cupcakes são de origem americana. Nos EUA eles tem um sabor carregado de manteiga tanto sua massa quanto o recheio são à base de manteiga muuuita manteiga. Mas nós brasileiros os adaptamos à nossa culinária e ficou mais gostoso ainda!

A diferença entre cupcake e muffins é quase nenhuma, somente a cobertura. Os muffins não tem cobertura já o cupcake tem que ter cobertura e é definitivamente obrigatório!!!

O Cupcake pode sim substituir o bolo tradicional em uma festa. Nós temos um conceito bem diferente dos americanos, nos EUA os aniversários infantis são comemorados com comidinhas bem caseiras, sanduichinhos, sucos, e claro cupcake ! São preparadas diversas coberturas com sabores diversos e colocados confeitos à disposição das crianças e elas encrementam seu bolinhos como quiserem.. Sabe que eu achei muito legal! Muito mais discontraído, bem coisa de criança mesmo!

Quanto aquelas formas de alumínio ou teflon caras com os buracos próprias para fazer o cupcake, são desnescessárias!! Estão valendo as forminhas de empada sim!! É só colocar as forminhas de papel dentro das forminhas de fazer empadas que terão o mesmo efeito. Se não tiver nehuma das duas você não vai deixar de fazer os seus bolinhos não! Coloque 3 forminhas de papel juntas sem desfolhá-las pois assim quando eles crescerem não irão deformar. Existem forminhas de papel próprias para os cupcakes, são mais caras e são feitas de um material atiaderente, elas são meio que amanteigadas e não grudam tanto. Eu achei aqui na cidade em supermercado umas de silicone, são lindinhas, ainda não usei e foram baratinhas, embalagem com 3 custaram R$ 6,00, toda vez que vou lá trago um pacotinho, hehehe!!

Vou colocar o passo à passo aqui e as receitas, não tem nenhum mistério, é exatamente tudo aquilo que eu já havia visto pela internet.



CUPCAKE

06 ovos
01 xícara de margarina
200 gramas de açúcar refinado
200 gramas dechocolate meio amargo
01 colher (sobremesa) de fermento em pó
200 gramas de farinha de trigo

Modo de fazer


Bata as gemas com a margarina e o açúcar até obter uma mistura cremosa e clara. Derreta o chocolate e acrescente a mistura. Aos poucos acrescente a farinha de trigo o fermento, bata as claras e acrescente por último. Assar em forno pré-aquecido temperatura média - 180ºC

Distribua em um tabuleiro as formas de empada e coloque as forminhas de papel dentro, depois distribua a massa até um pouquinho abaixo da metade, para não transbordar e o ideal é fique ainda um espacinho para a decoração no final, depois leve ao forno.

Tempo de cozimento de 20 à 35 min. dependendo de cada forno. Observando sempre até que a superfície fique crocante.

Rende 20 unidades, forminha média

Validade para os bolinhos : 20 dias

Dicas:

Pode-se fazer os cupcakes branco ou ao leite, substituindo assim os chocolates
pode acrescentar à massa, passas, cerejas, damasco e levar para assar junto.

Cobertura I

01 caixa de creme de leite
300 gr. de chocolate ao leite

Preparo:
Derreter o chocolate, misturar o creme de leite e bater por 5 minutos na batedeira, levar para refrigerar por 2 horas

Cobertura II

300 gr. de chocolate ao leite
200 ml de chantili batido em ponto mole
02 colheres ( sopa) licor de chocolate ou cacau

Preparo:

Derreter o chocolate, misturar o chantili ,o licor e aplicar.

Para a aplicação você vai precisar de um saco de confeiteiro e um bico pitanga.
Se você não tiver um saco de confeiteiro pode utilizar saco de açúcar, que fica excelente!!

Decoração

Cerejas, granulados, pasta americana, raspas de chocolates, chocolate em pó peneirado, açúcar impalpável peneirado, enfim o que sua imaginação permitir!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário