terça-feira, 26 de outubro de 2010

Bolo com Pasta Americana.Eu consegui!!!!



Gente é com muito orgulho que venho mostrar a minha primeira pasta americana, foram muitas horas de you tube e passo à passo pela net. Não tenho nenhuma pretenção em trabalhar com isso até por que se fosse o caso teria que fazer um curso e me especializar, mas não é o caso. Faço por que sou curiosa e acho que não existe nada nesse mundo que seja somente privilégio de alguns, defendo que todos nós temos a mesma capacidade, basta ter força de vontade que tudo sai como queremos. Claro que a perfeição é conquistada com o tempo, com a insistência e muito treino e isso não tem mistério para ninguém. Bem vamos a minha jornada:

Fiz três bolos com massa branca: 1 com a massa dobrada e o outro com as medidas exatas. Não achei que a receita foi a mais adequada, essa receita que usei é aquela básica que leva leite quente e manteiga ou margarina. Eu particularmente acho que esta receita é muito boa para comer o bolo sem recheio, acho que é um pouco pesada para receber recheio, mas não ficou das piores não. O próximo que eu fizer quero tentar uma receita de pão de ló, que acredito ser bem mais levinha. Fiz com antecedência, a massa preparei na quarta à noite e comecei a montar o bolo na quinta à tarde. Aqui na cidade o clima é bem fresquinho e não tem aquele calorão, então não corri o perigo de estragar o recheio.


A Receita:

4 ovos
3 xic. de açúcar ( eu reduzi uma xíc.)
3 xíc. de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 tablete de claybom ou margarina
1 1/2 xic. de leite quente

Separe as claras e bata em neve, acrescente as gemas mexa e acrescente o açúcar. Mexa até misturar depois acrescente a farinha de trigo e o fermento. Derreta a margarina no leite e despeje na mistura, mexa com cuidado até obter uma massa cremosa e lisa. Pré aqueça o forno em 180º depois diminua um pouco. Depois de uns 25 min, espete um palito se estiver limpo o bolo estará pronto.


Dicas:
Usei forma retangular média
Bati em batedeira somente as claras, o restante dos ingrediente eu gosto de mistura com a colher de pau, não sei por que quando bato o bolo todo na batedeira ele sola, rsrsrs... Vai entender.

Utilizei tres blogs que me ajudaram muito na montagem dos bolos e são estes aí:





Utilizei uma calda para umedecer os bolos conforme passo à passo abaixo:

Esse Passo à passo achei na net

Como cortar, rechear e montar um bolo!!!





1-Deixe o bolo esfriar depois de assado por pelo menos 12 horas, eu gosto de fazer de um dia para o outro.





2-Pra cortar o bolo você precisará de uma faca de serra e um pedaço de fio dental limpo.





3- Faça um corte superficial com uma faca de serra na lateral do bolo, marcando toda a lateral no local onde o bolo será dividido.





4- Passe o fio dental na marca, cruze-o na frente do bolo e vá puxando.Quando chegar ao final o bolo estará cortado e reto.





5- Separe as camadas com papel manteiga.





6- Para montar o bolo você pode utilizar aros ou a própria forma onde o bolo foi assado.
Coloque a primeira camada de bolo no aro, ou na forma como no exemplo da foto, forre o fundo e as laterais com papel vegetal deixando uma sobra de papel para ajudar na retirada do bolo da forma depois de montado.





7- Molhe o bolo com a calda de sua preferência.





8- Essa calda foi feita com uma xícara de água, uma xícara de açúcar, um limão em pedaços e duas colheres de sopa de rum.





9- Coloque uma generosa camada de recheio. Nesse caso o recheio é de coco.





10- A outra massa.





11- Calda.





12- Recheio.





13- A última massa.





14- A calda.





15- Cubra com papel vegetalou filme de pvc, coloque um peso em cima se quiser prensar o bolo, se não quiser não se faz necessário, leve a geladeira até o dia seguinte ou pelo menos por 12 horas antes de cobrir.


Para o recheio:

Doce de leite com coco, comprei pronto ganache de chocolate ao leite, que é muito fácil de fazer. Você derrete o chocolate acrescenta creme de leite e mexe bem, taí o ganache!

Separei as camadas conforme o passo à passo acima e recheei. depois levei à geladeira e deixei por umas duas horas.


A bendita pasta!

Utilizei um pacote de pasta Americana pronta na cor branca da Arcor
Açúcar impalpável para polvilhar a base que trabalhei com a pasta
Corantes em gel
Uma base de preferência uma mesa com tampo de pedra
Gel de brilho para passar em volta do bolo para colar a pasta


Comprei a pasta pronta da Arcor na cor branca. Ela vem em um pacotinho de 800 gr. Quando fui comprar a pasta achei em duas versões: com e sem sabor. A pasta com sabor é o dobro do preço, comprei a sem sabor e aí pensei que se fosse o caso de não ter um gosto bom eu colocaria uma essência... Mas quando usei achei ótima! Não precisou de nenhuma escência, ela é docinha e tem um gostinho de limão no final. Achei excelente!!! Muito macia e fácil de trabalhar. A única coisa que tem que tomar muito cuidado é com o clima seco, pois ela resseca rápido e começa a rachar, isso aconteceu algumas vezes enquanto esticava a pasta aí eu untei a palma das mãos com margarina e sovei novamente, não sei se isso pode, mas comigo deu certo, rsrsrs... Se uma Cake designer ver isso vai me achar uma louca, hehehe!!! Outro cuidado é quando for usar o açúcar impalpável, para polvilhar a base que você for trabalhar a pasta, pois utilizado demais ele também resseca a pasta. 800 gr. cobre bem um bolo 30 x 40 e sobra. Se você pensa em fazer desenhos seria melhor comprar dois pacotes.

Usei uma base de isopor encapada com papel prateado.

Bolo desenformado, passei o gel de brilho em volta de todo o bolo, para colar a pasta. Algumas pessoas utilizam doce de leite ou glacê, mas eu achei que com o gel ficaria menos bagunçado e mais prático é baratinho e vem em um potinho com uma quantidade suficiente para a aplicação e ainda sobrou. É o mesmo gel utilizado para dar brilho no papel de arroz. Reserve o bolo.

Quando for utilizar a pasta observe e siga as instruções da embalagem, não tem mistério.

Antes eu imaginava que fosse um bicho de sete cabeças e pelo contrário é a coisa mais fácil do mundo. Me deram mil recomendações, muitos blogs recomendando muitos cuidados... enfim só você pegando para fazer é que se tem a real noção da coisa. Eu achei tranquilo, Polvilhei a mesa com o açúcar depois abri a pasta, sovei um pouco, coloquei um pouquinho do corante, sovei mais um pouco e foi dando a tonalidade que eu queria, depois abri com um rolo, e estiquei. Enrolei a pasta no próprio rolo e fui distribuindo em cima do bolo, depois fui arrumando com a mão, alisando até arrumar de maneira uniforme.

Utilizei corante em gel, por recomendações dos sites que visitei. Um pouquinho de nada já dá um tom na pasta por isso vá colocando aos poucos, vá sovando até encontrar o tom desejado.

Quando você tinge a pasta parece que vai ficar uma meleca, rsrsrs... mas você vai amassando que ela vai absorvendo o corante e vai dando o tom à pasta. A cada tingimento lave as mãos para não manchar as outras pastas.


Para escrever o nome usei glacê real com corante e para os skates fiz uma estrutura com palito de sorvete e encapei com a pasta.

Bem o que me deixou muito feliz é que consegui por em prática uma vontade que eu tinha de saber como éra trabalhar com a pasta. E com calma e boa vontade provei mais uma vez que nada é impossível, basta querer. Não fotografei o meu passo à passo por que ou eu fazia o bolo ou fotografava, então achei melhor deixar para uma próxima... Mas fiz tudinho como está aqui no blog. Tentei passar para vocês a minha experiência com a pasta, mas não significa que o que disse aqui esteja tecnicamente correto é apenas o meu relato, a minha experiência com a pasta americana. Espero que tenham gostado, comentem tá! Beijos!!

5 comentários:

  1. GOSTEI MUITO DA SUA MANEIRA DE EXPLICAR,SEM COMPLICAÇÃO E TAMBÉM MUITO JENTIL DE SUA PARTE POR SER VERDADEIRA COMO VC FEZ O BOLO.
    GRANDE BJOS,SUA FAMILIA É MUITO LINDA RSRSR..

    ResponderExcluir
  2. Gostei mto da sua explicação, eu tb amoooo trabalhar com pasta, porem fico longe do açucar impalpavel, naum gosto prefiro polvilhar amido de milho, bem melhor e naum gruda por nada do mundo....Parabéns e suce$$o. Visite meu orkut, guta1921@hotmail.com...bjus

    ResponderExcluir
  3. ola parabens pela a espliçao morro em portugal e faso bolo para fora mas nao sabia como trabalha com essa pasta ia fazer um curso agora nao presiso de curso pk sua esplicaçao ja mim tirou todas as duvidas parabens jesus te ama pelo o seu jesto obrigada bj

    ResponderExcluir
  4. adorei muito ficou muito legal continua assim tambem quero fazer um bjs soou a zaiane

    ResponderExcluir